Consultoria Planejamento Estratégico

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Consultoria em Planejamento Estratégico

A consultoria em planejamento estratégico ágil utiliza as melhores e mais modernas metodologias de gestão empresarial e possui uma abordagem criativa, colaborativa e ágil.  

A Experiência em Consultoria Transformada em Livro!

Escrito por Emílio Herrero Filho.

Os Direcionadores Estratégicos na Era digital

  • A identidade da empresa: o propósito, a missão, a visão de futuro e princípios da organização.
  • As diretrizes empresariais: de investimentos, de inovação, de tecnologia, do capital humano, socioambiental e riscos.
  • O diagnóstico estratégico: a análise da evolução das receitas, da base de clientes, da lucratividade, do modelo de negócio e dos mercados-alvo.
  • A tecnologia: a tecnologia da informação como parte integrante da estratégia e viabilizadora do modelo de negócio e da escalabilidade das operações.

A Estratégia é Centrada no Cliente

  • O cliente no centro da estratégia: a identificação das dores, das necessidades e dos desejos dos diferentes tipos e gerações de clientes.
  • A definição da proposta de valor: o ajuste entre o job-to-be-done dos clientes e o portfólio de produtos e serviços da empresa.
  • A gestão da jornada cliente: a identificação dos pontos de contato dos clientes com a empresa e a avaliação do grau de satisfação e fidelização dos clientes.

A Estratégia é Formulada num Contexto de Ecossistema

  • A estratégia é uma hipótese: é preciso testá-la, validá-la e adaptá-la de acordo com as mudanças no contexto dos negócios.
  • O ambiente VUCA– (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo): a estratégia é executada num ambiente imprevisível e de rápida transformação, gerando oportunidades e ameaças que precisam ser monitoradas.
  • A análise PESTEL (Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal): a análise do impacto dos fatores socioambientais na sobrevivência e crescimento da empresa.
  • As arenas de consumo: a identificação dos novos segmentos de mercado e a ampliação do escopo de atuação da empresa para novos setores de atividade.
  • A inovação contínua: a identificação dos sinais e tendências de mercado a curto, médio e longo prazo e o seu impacto na estratégia competitiva.
  • As vantagens competitivas transitórias: a identificação das vantagens competitivas a serem mantidas e criadas para manter a competitividade e sustentabilidade da empresa. 

A Estratégia Ágil Reflete os Horizontes de Crescimento

  • O horizonte-1: identificação das prioridades estratégicas com foco no atual core business da empresa, nos clientes atuais, produtos atuais e mercados atuais. É o mindset da eficiência operacional;
  • O horizonte-2: identificação das prioridades estratégicas que visam expandir o atual core business, cultivando e apostando na inovação de produtos, na ampliação da base de clientes e na exploração de oportunidades emergentes. É o mindset da inovação incremental que  muda parcialmente as bases da competição;
  • O horizonte-3: identificação das prioridades estratégicas visam a transformação do core business, a introdução de produtos disruptivos, a diversificação dos negócios e a criação de oceanos azuis. É o mindset da inovação disruptiva que muda completamente as bases da competição.
  • A organização ambidestra: modelo de organização que permite melhorar o desempenho dos negócios atuais (core business) e o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas.
  • A inovação do modelo de negócio: a criação do modelo de plataforma digital, de marketplace e das redes de valor que possibilitam o crescimento exponencial.
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