Consultoria em Planejamento Estratégico

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Consultoria em Planejamento Estratégico

A consultoria em planejamento estratégico ágil é realizada de forma interativa com os clientes, no modelo de cocriação, utilizando as melhores e  mais modernas abordagens em gestão estratégica para a nova economia digital.

A Experiência em Consultoria Transformada em Livro!

Escrito por Emílio Herrero Filho.

Os Direcionadores Estratégicos na Era digital

  • A definição do propósito transformador inspirador, da missão, da visão e princípios da organização;
  • A definição das diretrizes empresariais: de investimentos, de inovação, de tecnologia, capital humano, socioambiental e riscos;
  • A realização do diagnóstico estratégico: a análise da evolução das receitas, da base de clientes, da lucratividade e das perspectivas de crescimento;

A Estratégia Empresarial é Centrada no Cliente

  • O cliente no centro da estratégia: a identificação das dores, das necessidades e dos desejos das diferentes gerações de consumidores;
  • A definição da proposta de valor: o ajuste entre o job-to-be-done do cliente e o portfólio de produtos e serviços da empresa;
  • A gestão da jornada e da experiência do cliente: a identificação dos pontos de contato do cliente com a empresa e a avaliação do grau de satisfação, do Net Promoter Score (NPS) e da fidelização do consumidor.

O Planejamento Estratégico é Elaborado num Contexto de Ecossistema de Negócios

  • A estratégia é uma hipótese e precisa ser testada, validada e adaptada ao contexto do ecossistema dos negócios;
  • O Ambiente VUCA– (Volatilidades, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade): a estratégia é realizada num ambiente imprevisível e de rápida transformação gerando oportunidades e ameaças que precisam ser monitoradas;
  • A análise PESTEL (Político, Econômico, social, Tecnológico, Ambiental e Legal): o impacto dos fatores socioambientais na sobrevivência e crescimento da empresa;
  • As arenas de consumo: a identificação dos novos segmentos de mercado e a ampliação do escopo de atuação da empresa para novos setores de atividade;
  • A inovação contínua: a identificação dos sinais de mercados e das tendências de mercado a curto, médio e longo prazo e o seu impacto na estratégia competitiva.
  • As vantagens competitivas são transitórias: a identificação das vantagens competitivas a serem mantidas e criadas para manter a competitividade da empresa rumo à visão de futuro.

A Estratégia Ágil reflete os Horizontes de Crescimento

  • O horizonte-1: identificação das prioridades estratégicas com foco no atual core business da empresa, nos clientes atuais, produtos atuais e mercados atuais. É o mindset da eficiência operacional;
  • O horizonte-2: identificação das prioridades estratégicas que visam expandir o atual core business, cultivando e apostando na inovação de produtos, na ampliação da base de clientes e na exploração de oportunidades emergentes. É o mindset da inovação contínua e muda parcialmente as bases da competição;
  • O horizonte-3: identificação das prioridades estratégicas visam a transformação do core business, a introdução de produtos disruptivos, a diversificação dos negócios e a criação de oceanos azuis. É o mindset da inovação disruptiva e muda completamente as bases da competição.
  • A organização ambidestra: adoção do modelo de organização ambidestra, que permite melhorar a performance dos negócios atuais e o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas nos três horizontes de crescimento.
  • A inovação do modelo de negócio: a criação e implantação do modelo de plataforma, de marketplace e das redes de valor, que permitirão o crescimento exponencial da empresa.
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