Curso: Balanced Scorecard e a Execução da Estratégia

Abordagem

curso balanced scorecard
O curso Balanced Scorecard e a Execução da Estratégia na Era Digital foi desenvolvido para que os participantes tenham uma vivência prática e interativa do processo de construção e implementação do BSC em uma empresa real.

A Experiência em Consultoria Transformada em Livro!

Escrito por Emílio Herrero Filho.

Módulo-1: O Balanced Scorecard

  • Os criadores do Balanced Scorecard: Robert Kaplan e David Norton especialistas em Gestão Estratégica e autores de cinco livros: A Estratégia em Ação (1996), Organização Orientada para a Estratégia (2002), Mapas Estratégicos (2004), Alinhamento (2006) e Execução Premium (2008);
  • Definição de Balanced Scorecard: o que é o Balanced Scorecard – introdução aos principais conceitos da metodologia;
  • A evolução do Balanced Scorecard ao longo dos anos: Fase-1: Ferramenta de Mensuração, Fase-2: Ferramenta de Implementação da Estratégia; Fase-3: Sistema de Gestão Estratégica, Fase-4: Modelo de Gestão Estratégico Integrado;
  • Os princípios de uma Organização orientada pela estratégia: traduzir a estratégia em termos operacionais, alinhar a organização à estratégia, transformar a estratégia em tarefas de todos, converter a estratégia em processo contínuo e mobilizar a mudança por meio da liderança;
  • Os principais benefícios do Balanced Scorecard: foco estratégico, alinhamento, execução integrada, alocação eficaz de recursos, indicadores estratégicos de resultado e mensuração da execução da estratégia;
  • Os principais erros na adoção do BSC: saiba quais são os erros a serem evitados durante o processo de implementação do Balanced Scorecard na sua empresa;
  • A execução integrada da estratégia: O Balanced Scorecard como um modelo integrado de execução da estratégia;

Módulo-2: A Construção do Balanced Scorecard

  • A definição dos Temas Estratégicos: identificação das prioridades estratégicas que serão abordadas no atual ciclo de planejamento estratégico;
  • A criação do Diálogo Estratégico: explicação das expectativas dos diferentes stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade) com a criação de valor pela estratégia;
  • A construção do Mapa Estratégico: definição dos objetivos estratégicos nas quatro perspectivas de valor (acionista, cliente e mercado, processos internos e capital humano) para o atual ciclo de planejamento estratégico:
  • A relação de Causa e Efeito entre os Objetivos Estratégicos: validação da relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos assegurando a consistência da estratégia;
  • A definição das Iniciativas Estratégicas: definição dos projetos prioritários e dos planos de ação nas quatro perspectivas de valor (acionistas, cliente e mercado, processos internos e capital humano);
  • A priorização das iniciativas estratégicas: seleção dos projetos e planos de ação que permitirão a execução da estratégia e a entrega dos resultados;
  • A identificação dos processos-chave de negócio: alinhamento das operações (processos internos) para a entrega da proposta de valor para os clientes;
  • O desdobramento dos objetivos estratégico em Metas: desdobramento das metas a curto, médio e longo prazo em todos os níveis da organização;
  • A definição dos indicadores de desempenho: criação do painel de indicadores estratégicos (lagging indicators e leading indicators) que irão permitir avaliar em tempo real a execução da estratégica;
  • A definição do orçamento estratégico: a alocação de recursos financeiros para as iniciativas prioritárias (projetos e planos de ação) durante o ciclo do planejamento estratégico;
  • A comunicação do planejamento estratégico: comunicação contínua e transparência para toda organização dos objetivos estratégicos, metas, indicadores e resultados a serem alcançados.

Módulo-3: Como fazer a gestão do Balanced Scorecard na sua empresa

  • A governança do Balanced Scorecard: o papel da liderança sênior e dos profissionais-chave na manutenção do Sistema Balanced Scorecard aderente à cultura da empresa;
  • As reuniões de gestão estratégica (RGEs): a realização de reuniões periódicas (mensais e trimestrais) para avaliar as hipóteses estratégicas e a evolução da execução da estratégia;
  • O modelo de reconhecimento: a integração entre os objetivos estratégicos, as metas e os resultados ao modelo de reconhecimento aderente à cultura da empresa;
  • A gestão dos processos-chave de negócio: o alinhamento e a otimização dos processos-chave de negócio à execução da estratégia;
  • A gestão de projetos: a estruturação do escritório de projetos que permitirá e execução ágil dos projetos prioritários;
  •  A avaliação do engajamento da equipe de colaboradores: a avaliação do foco e comprometimento das equipes nos diferentes níveis da organização com a execução da estratégia;
  • A Tecnologia: a tecnologia como viabilizadora da execução da estratégia e do modelo de negócio;
  • A lições aprendidas: reuniões mensais para refletir e compartilhar o aprendizado nos diferentes níveis da organização durante o processo de execução da estratégia.
Execução da estratégia

O curso aborda em profundidade o BSC como um sistema de execução da estratégia;

Especialistas em BSC

Curso ministrado por consultores com ampla vivência e histórico de sucesso na implementação do Balanced Scorecard em empresas nacionais, multinacionais e públicas;

Formato In Company

Conteúdo customizado aos desafios e necessidades específicas da sua empresa, podendo ser realizado no formato presencial ou on-line;

Metodologia com histórico de sucesso

Metodologia testada, aperfeiçoada e validada por meio da implementação de diversos de projetos ao longo dos anos;

Certificado em BSC

Certificado emitido pela Herrero Consultoria Empresarial e válido para o mercado de trabalho.

Emílio Herrero Filho

Emílio Herrero

Sócio da Herrero Consultoria, é consultor de empresas, conselheiro, escritor e professor com sólida vivência nas áreas de: Estratégia Empresarial, OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), Balanced Scorecard e Novos Negócios (Startups).

Foi responsável pela implementação de diversos projetos de consultoria em empresas nacionais, multinacionais e familiares, com destaque para as empresas: Mahle Metal Leve, Petrobras, Banco Volkswagen, Tirolez Queijos, Grupo Zema, Grupo Raymundo da Fonte, Kantar Ibope Media, Invicta Coleman, Organon Indústria Farmacêutica, Planner Corretora de Valores, Covre Transporte e Logística, Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, SEMEQ – Monitoramento de Equipamentos Industrias, entre outras.

Palestrante sobre os temas: Estratégia Empresarial, OKRs, Balanced Scorecard e Startups.

João Herrero

João Herrero

Sócio da Herrero Consultoria, é consultor de empresas com sólida vivência nas áreas de: Estratégia Empresarial, OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), Balanced Scorecard e metodologias ágeis: Scrum e Design Thinking.

Foi responsável pela coordenação de diversos projetos de consultoria em empresas nacionais, multinacionais e familiares, com destaques para as empresas: BB DTVMBanco Volkswagen, Banco Petra (Finaxis)Planner Corretora de ValoresSecretaria da Fazenda de Minas GeraisGlobalteraSetelocMahle Metal LeveTirolez QueijosInvicta ColemanKantar Ibope MediaBiochimicoHospital Santa TeresaPlatos Educação, entre outras.

Antes de atuar no setor de consultoria trabalhou em renomadas empresas como: Klabin Segall e Banco HSBC.

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