Home » Serviços » Consultoria em Governança Corporativa
Consultoria em Governança Corporativa
A consultoria em governança corporativa e a criação de um conselho de administração ativo se tornaram um novo imperativo dos negócios para as empresas familiares, startups e empresas de capital fechado.
As razões para a implementação da Governança Corporativa
Os novos desafios empresariais e a motivação dos proprietários para a constituição da governança corporativa nas suas empresas;
A importância do alinhamento de interesses estratégicos entre os acionistas;
A necessidade da profissionalização e atualização da direção e da gestão da organização;
A importância da visão estratégica de longo prazo, o desafio do crescimento sustentável e a perenidade da empresa;
O desejo dos fundadores e dos acionistas deixarem um legado para a próxima geração de dirigentes;
As fases de implementação da Governança
A elaboração do acordo de acionistas quanto à governança corporativa;
A criação do regimento interno do conselho de administração;
A especificação da finalidade do conselho de administração (missão do conselho);
A definição e aprovação do orçamento do conselho de administração;
A implementação das melhores práticas de governança corporativa: a transparência (disclosure), prestação de contas (accountability), equidade de tratamento (fairness), a conformidade às leis e legislação (compliance) e a responsabilidade social empresarial.
Os principais órgãos da Governança
O conselho de administração ativo com os conselheiros proativos e conhecedores do negócio em contrapartida ao conselho passivo e reativo;
O conselho fiscal, a auditora interna, a auditoria independente, o conselho fiscal e os comitês de apoio aos conselheiros;
O conselho de família com a finalidade de separar as questões de negócio dos interesses individuais dos sócios;
Os Benefícios da adoção da Governança Corporativa
Melhora o relacionamento entre os acionistas com o alinhamento de interesses em benefício da empresa;
Fortalece a gestão profissional com a introdução das melhores práticas de dirigir um negócio;
Aumenta a confiança do mercado e dos investidores em relação à empresa;
Melhora o acesso a recursos, a investimentos e a redução do custo de capital;
Orienta o planejamento do processo sucessório dos dirigentes;
Eleva e assegura a transparência das informações e a qualidade dos processos de prestação de contas;
Monitora os resultados do negócio numa perspectiva estratégica e não somente de controle administrativo e burocrático;
Contribui para a valorização da empresa e de seu valor de mercado.