Consultoria em Governança Corporativa

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Consultoria em Governança Corporativa

A consultoria em governança corporativa e a criação de um conselho de administração ativo se tornaram um novo imperativo dos negócios para as empresas familiares, startups e empresas de capital fechado.

As razões para a implementação da Governança Corporativa

  • Os novos desafios empresariais e a motivação dos proprietários para a constituição da governança corporativa nas suas empresas;
  • A importância do alinhamento de interesses estratégicos entre os acionistas;
  • A necessidade da profissionalização e atualização da direção e da gestão da organização;
  • A importância da visão estratégica de longo prazo, o desafio do crescimento sustentável e a perenidade da empresa;
  • O desejo dos fundadores e dos acionistas deixarem um legado para a próxima geração de dirigentes;

As fases de implementação da Governança

  • A elaboração do acordo de acionistas quanto à governança corporativa;
  • A criação do regimento interno do conselho de administração;
  • A especificação da finalidade do conselho de administração (missão do conselho);
  • A definição e aprovação do orçamento do conselho de administração;
  • A implementação das melhores práticas de governança corporativa: a transparência (disclosure), prestação de contas (accountability), equidade de tratamento (fairness), a conformidade às leis e legislação (compliance) e a responsabilidade social empresarial.

Os principais órgãos da Governança

  • O conselho de administração ativo com os conselheiros proativos e conhecedores do negócio em contrapartida ao conselho passivo e reativo;
  • O conselho fiscal, a auditora interna, a auditoria independente, o conselho fiscal e os comitês de apoio aos conselheiros;
  • O conselho de família com a finalidade de separar as questões de negócio dos interesses individuais dos sócios;

Os Benefícios da adoção da Governança Corporativa

  • Melhora o relacionamento entre os acionistas com o alinhamento de interesses em benefício da empresa;
  • Fortalece a gestão profissional com a introdução das melhores práticas de dirigir um negócio;
  • Aumenta a confiança do mercado e dos investidores em relação à empresa;
  • Melhora o acesso a recursos, a investimentos e a redução do custo de capital;
  • Orienta o planejamento do processo sucessório dos dirigentes;
  • Eleva e assegura a transparência das informações e a qualidade dos processos de prestação de contas;
  • Monitora os resultados do negócio numa perspectiva estratégica e não somente de controle administrativo e burocrático;
  • Contribui para a valorização da empresa e de seu valor de mercado.
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