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O Planejamento Estratégico Na Era Digital

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O planejamento estratégico é uma abordagem de negócios desenvolvida, nas décadas de 1960 a 1980, em plena revolução industrial 3.0. Segundo Klaus Schwab, ela tem essa denominação devido a revolução digital ou do computador e foi impulsionada pelo desenvolvimento dos semicondutores, da computação em mainframe, da computação pessoal e do advento da Internet.

Nesta época, os principais especialistas em estratégia empresarial começaram a publicar seus livros: Alfred Chandler (1962), Peter Drucker (1964), Igor Ansoff (1965), Kenneth Andrews (1971), Henry Mintzberg (1972), Richard Rumelt (1974) e Michael Porter (1980). As empresas feitas para durar da época eram: IBM, General Motors, Motorola, Kodak, Sears, Yahoo!, Barnes & Nobles, Nokia, Texas Instruments, entre outras. O petróleo era considerado uma das principais fontes de riqueza.

No entanto, atualmente, na era da revolução industrial e social 4.0, o planejamento estratégico vem sendo questionado devido a uma série de fatores:

  • O esforço da alta direção e da equipe de profissionais compensa?
  • Quais são os benefícios para a organização do plano estratégico?
  • Neste mundo em rápida transformação faz sentido realizar aquele ritual anual, mecânico de preenchimento de fichas e planilhas?

Além disso, ele foi sendo colocado em segundo plano por abordagens mais pragmáticas como: gestão da qualidade, produção enxuta, reengenharia, gestão do conhecimento, six sigma, entre outras.

Dessa forma, a pergunta que se coloca é: o planejamento estratégico ainda é válido para as empresas? A resposta é: depende! Se você está falando do planejamento estratégico tradicional é evidente que ele tem pouca utilidade na era digital.

Por outro lado, a resposta é sim, quando analisamos as maiores empresas da atualidade como: a Microsoft, a Apple, a Amazon, o Google, o Facebook e a Intel. Os fundadores dessas gigantes do mundo digital: Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos, Larry Page, Mark Zuckerberger e Andy Grove são considerados mestres em estratégia e souberam utilizar o planejamento estratégico para o crescimento exponencial de suas empresas. Agora, a base de dados e a informação são consideradas as novas fontes de riqueza.

Na Era Digital o Planejamento Estratégico enfrenta Novos Desafios

Na era digital o planejamento estratégico se inicia com uma mensagem inspiradora dos dirigentes para a organização. A estratégia é emergente, criativa, visa revolucionar o negócio, descobrir novas oportunidades, aplica as novas tecnologias digitais, explora as inovações (principalmente as disruptivas) – tudo isso para gerar valor para os clientes, para a organização e para a sociedade. O planejamento estratégico está associado à estratégia, à inovação, ao empreendedorismo e a criação superior de valor. Ele integra a formulação, a execução ágil e o monitoramento dos resultados.

Para simplificar podemos associar o processo de planejamento estratégico como um jogo a ser jogado por toda a organização, de acordo com as seguintes etapas:

O Ciclo do Planejamento Estratégico:

Segundo A.G. Lafley e Roger Martin, a estratégia e o planejamento estratégico são “um conjunto de escolhas feitas para vencer, que posiciona a empresa em sua indústria para criar vantagem competitiva sustentável e valor superior em relação à concorrência”. A estratégia e o planejamento estratégico precisam responder às seguintes perguntas integradas entre si:

  • Qual é a ambição inspiradora da empresa? Qual é o propósito transformador massivo? Quais são os principais objetivos que a organização precisa realizar?
  • Onde a empresa vai jogar para realizar o seu propósito? Onde ela vai competir? Com qual portfólio de produtos e serviços? Em que canais de distribuição?
  • Como a empresa vai vencer o jogo? Quem são os clientes potenciais? Qual é a proposição de valor para eles? Qual é a força da marca? Quais são as vantagens competitivas?
  • Com quais competências essenciais? Com quais tecnologias? Com quais inovações de valor? Com quais capacidades da organização?
  • Que design organizacional e modelo de negócio? Qual é a plataforma de negócio? Quais são os sistemas de gestão? Qual é a inovação do modelo de negócio? Qual o perfil do capital humano? Quais são os indicadores de desempenho?

Os Benefícios do Planejamento Estratégico

Como vimos, o planejamento estratégico está associado à estratégia, à inovação, ao empreendedorismo e a criação superior de valor. Ele integra a formulação, a execução ágil e o monitoramento dos resultados. Ele provoca impacto na vida das pessoas, tanto da organização como da sociedade. Ele possui uma intenção estratégica. Ele tem como lema: pense grande, comece pequeno, produza resultados extraordinários. Os diretores e gestores que sabem como ter sucesso no jogo da estratégia sabem como aproveitar os benefícios de um consistente planejamento estratégico:

  • Colocar o cliente no centro do negócio;
  • Elaborar uma convincente proposta de valor;
  • Explorar as vantagens competitivas da organização;
  • Utilizar as tecnologias digitais e as inovações disruptivas para a melhor experiência do Cliente;
  • Avaliar o impacto das tendências da sociedade e o impacto das forças competitivas nos resultados da empresa;
  • Identificar as competências essenciais para a criação de valor;
  • Elaborar o plano de ação a ser executado e suportado por orçamento estratégico;
  • Comunicar e engajar o time da organização nos resultados desejados;
  • Melhorar o retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado e a geração de caixa e;
  • Elevar o valor de mercado da empresa, gerando benefícios para a sociedade.

A era digital exige uma nova mentalidade. estratégia, inovação e empreendedorismo estão se misturando. O planejamento estratégico mostra como o novo jogo não tem somente dois tempos – é um jogo contínuo, com diferentes etapas é um jogo estratégico.

A Formulação e Execução do Planejamento Estratégico

Entre os motivos da falha de implementação do planejamento estratégico um merece destaque: a ausência de uma metodologia ou orientações para os esforços de formulação e execução da estratégia. Para superar essa deficiência sugerimos um roteiro, baseado nas melhores práticas e nos casos de sucessos que realizamos. Antes, porém, vamos fazer algumas observações:

  • A falha na execução do planejamento estratégico é uma falha de formulação da estratégia;
  • Os profissionais de posições-chave da empresa devem se engajar no processo, desde o início dos trabalhos. Quem cria o planejamento estratégico é também responsável pela sua implementação e;
  • A equipe do projeto precisa ser capacitada ou conhecer a metodologia a ser utilizada, antes do início dos trabalhos.

A elaboração do planejamento estratégico, de acordo com nossa metodologia, apresenta os seguintes passos:

A Formulação da Estratégia precisa abranger:

  • O propósito transformador massivo e valores;
  • A proposição de valor para os clientes;
  • A análise do ambiente social da empresa;
  • A análise do ambiente competitivo da empresa;
  • A identificação das vantagens competitivas da empresa;
  • A identificação das competências essenciais da empresa.

A Definição do Plano Estratégico engloba:

  • A seleção dos temas estratégicos;
  • A construção do mapa estratégico;
  • A determinação dos objetivos e resultados-chave;
  • A definição e priorização dos projetos estratégicos da organização;
  • A determinação do orçamento estratégico;
  • A comunicação do planejamento estratégico para a organização.

A Execução do Planejamento Estratégico, engloba as Disciplinas da Execução:

  • A liderança empreendedora;
  • A capacitação em gestão de projetos (abordagem Lean);
  • O design dos processos e o novo design organizacional;
  • O engajamento e capacitação do capital humano;
  • As reuniões de monitoramento e gestão da estratégia.

Vale destacar, que esses passos devem ser periodicamente avaliados pela equipe de planejamento estratégico da empresa. Lembrando, que a estratégia é criada a partir de algumas hipóteses que precisam ser confirmadas, durante a execução. Além disso, o ambiente competitivo apresenta contínuas transformações a serem consideradas.

No próximo artigo vamos nos concentrar na difícil atividade de execução da estratégia uma das principais preocupações dos CEOs, Diretoria Executiva e Equipe de Gestores.

Se você precisa de apoio para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa, clique em  consultoria em planejamento estratégico, que iremos ajudá-lo!

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