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Por que sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico?

Por que sua empresa precisa do planejamento estratégico?

A sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico porque ele é essencial para o Crescimento Sustentável das Receitas; a realização de Lucros; a geração de Free Cash Flow, o Retorno sobre o Investimentos; o EVA- Economic Value Added e; a Valorização do Negócio (Valuation).

A sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico, inclusive, para aprender como as maiores Corporações da atualidade utilizam a metodologia com sucesso ano após ano. As lições aprendidas por essas Corporações de Sucesso, podem ser muito úteis para sua empresa.

As Empresas de sucesso, referência no uso do Planejamento Estratégico e da Estratégia Ágil incluem: o Google, a Microsoft, a Amazon, a Fujifilm, a Netflix, a BYD, entre outras.

Essas Corporações não negaram a importância do Planejamento Estratégico, como inúmeras pessoas fazem hoje em dia, mas atualizaram os principais conceitos da metodologia para a Era da Globalização, da Revolução Digital, da Indústria 4.0, dos Fatores ESG e da Inteligência Artificial.

Como acentuou Michael Hamel, “em um mundo descontínuo, a inovação estratégica é o segredo para a criação de riqueza.”

O Planejamento Estratégico Tradicional precisa ser renovado.

Quando ressaltamos, que sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico, não estamos nos referindo à abordagem tradicional, desenvolvida durante a década de 1960. Estamos falando de um novo significado do Planejamento Estratégico e da Estratégia Ágil para a realidade dos negócios do mundo atual, que é muito, mas muito, diferente das suas origens.

Para inúmeras Pessoas, nas Organizações, o Planejamento Estratégico é complexo, um conceito abstrato e aparentemente distante do seu dia a dia trabalho. O desafio é explicar para as pessoas e tangibilizar suas contribuições para o Crescimento Lucrativo e Sustentável da empresa.

O que chama a atenção no Planejamento Estratégico tradicional são os seguintes fatores: a não especificação dos Resultados a serem obtidos após sua execução e; quais os Custos ou Prejuízos incorridos pela empresa devido sua não realização.

Outro ponto a ser destacado é, que inúmeras empresas relatam o insucesso na Implementação do Planejamento Estratégico. Em decorrência desses insucessos, no uso da metodologia, inúmeras Pessoas se sentem inseguras e levam ao desinteresse de sua implementação.

O nosso maior desafio, por incrível que pareça, é o de convencer a Alta Direção, sobre porque sua Empresa necessita do Planejamento Estratégico. Em consequência, as Pessoas se sentem mais confortáveis focalizar o curto prazo e o Business As Usual: fazer mais do mesmo.

O Cliente está no Centro da Organização.

O principal motivo pelo qual sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico, é que o Cliente está no coração da estratégia. Tudo começa com um entendimento das necessidades, dos problemas, dos desejos e dos resultados que os Clientes querem obter com os produtos e serviços da empresa.

Essa abordagem é ressaltada por Peter Drucker, quando afirmou: “a finalidade de uma empresa é criar um cliente.” À qual podemos acrescentar: oferecendo uma excelente Jornada, Experiência e Valor Percebido. É o que Clayton Christensen denomina de “Job-To-Be-Done” com sucesso.

O Planejamento Estratégico não significa Previsão.

O principal alerta para a implementação do Planejamento Estratégico do Jeito Certo, é que ele não significa previsão, aliás, o que é praticamente impossível no atual mundo caracterizado pelo VUCA- Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade.

Tradicionalmente, o Planejamento Estratégico era de longo prazo, em geral, para um período de 5 anos, onde após uma análise do Ecossistema dos Negócios e do Ambiente Competitivo, a empresa fazia uma previsão sobre como esse ambiente iria se comportar – e como a empresa poderia se beneficiar com seu planejamento.

A Estratégia não significa Planejamento.

Um outro viés cognitivo, associado à essa ideia tradicional, que o Planejamento Estratégico significa previsão é a confusão entre os conceitos de Estratégia e de Planejamento, que são dois conceitos completamente diferentes.

Mais especificamente, o tradicional ritual de Planejamento Estratégico, não cria a Estratégia – ele gera planos.

Essa confusão gerou um grave problema para a Execução da Estratégia: separava a Ação e o Pensamento. Mais especificamente, a Alta-Direção elaborava o Planejamento Estratégico de forma confidencial, e os Níveis Gerenciais executam o plano criado, praticamente, no sentido Top-Down.

Numa palavra: as Pessoas que tinham a responsabilidade de implementar o Planejamento Estratégico não eram envolvidas desde o início do processo, o que dificultava seu entendimento sobre o que era importante fazer para atingir os objetivos definidos.

Em síntese, as Pessoas não entendiam claramente, como seu trabalho diário contribuia para a Execução do Planejamento Estratégico da Empresa.

A Importância de uma nova Compreensão sobre o significado da Estratégia.

A Estratégia é a arte de criar valor de forma singular, para uma empresa, com foco no Cliente. A Estratégia evolui e muda frequentemente, em função da realidade em que está inserida – e não tem um significado fixo.

A Estratégia é Emergente, Adaptativa, Inovadora e implementada com agilidade por meio dos OKRs- Objetivos e Resultados-Chave. A Estratégia exige realizar trade-offs: escolher o que fazer e o que não fazer, definindo o que realmente importa para a organização, para vencer o jogo competitivo e entregar valor para os Clientes, a Empresa e demais Stakeholders.

Em síntese, a Estratégia não significa Planejamento de longo prazo. Aliás, a Estratégia não é Planejamento. A Estratégia precisa ser criada como uma intenção – não como um plano.

Com bem destacou, Helmuth von Moltke, “a estratégia é um quadro de referência para a tomada de decisões, um guia para a ação ponderada e dotada de propósito.”

O Planejamento Orienta a Implementação dos OKRs.

A primeira consideração a fazer é, que a finalidade do Planejamento não é definir os Objetivos de uma Empresa. Ao contrário, os Objetivos são derivados do Direcionamento Estratégico e das Prioridades da empresa, com o Cliente no centro da Organização.

Além disso, o Planejamento também não define, isoladamente, a alocação de recursos e dos investimentos da empresa, que são derivados dos OKRs, dos Projetos e das Iniciativas da Organização. Em conjunto, eles visam superar o gap de valor, existente entre a situação atual, os resultados mensurados, e a situação futura desejada pela Empresa.

Antes do Plano de Ação, vem as Prioridades e os OKRs.

O Planejamento das ações das Pessoas e Equipes da Organização é realizado após a definição dos Objetivos, dos Resultados-Chave, dos Projetos e dos Investimentos a serem alocados, naquele ciclo dos negócios.

Nesse sentido, a sua empresa precisa do Planejamento Estratégico para a orientação, a comunicação, o alinhamento e a coordenação dos esforços e dos comportamentos das Pessoas e Equipes, para a criação de valor e a entrega de resultados previamente definidos.

Mais importante: planejar atividades, sem elas estarem vinculadas às Prioridades e aos OKRs, dificilmente irão produzir os resultados desejados. É o que John Doerr denomina de, mensurar o que realmente importa para a obtenção dos resultados da organização.

O Planejamento Estratégico irá gerar o timeline das ações, um quadro de referência do precisa ser feito, como por exemplo, a matriz Kanban: o To Do; o Doing e o Done. Ele também exige um monitoramento contínuo do progresso das iniciativas por meio de check-ins periódicos.

O Planejamento Estratégico conta com dois novos aliados para o Sucesso: a Inteligência Artificial e o ChatGPT.

Uma das principais novidades e contribuições para a facilitação e a Implementação do Planejamento Estratégico, é o uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT.

Agora, a experiência e o conhecimento das Pessoas em todos os Níveis da Empresa: do C-Level, das Gerências e dos Colaboradores é potencializado pela integração entre as metodologias de Gestão Empresarial com o ChatGPT.

O uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT, nas organizações, é considerado como um novo e importante fator para explicar, porque sua Empresa precisa do Planejamento Estratégico, especialmente na Era da Revolução Digital.

Mais precisamente, a Inteligência Artificial e o ChatGPT possibilitam a realização da recomendação de Lawrence Hrebiniak: “a formulação e a execução da fazem parte de uma abordagem de gestão integrada da estratégia.”

Assim, no processo de Implementação do Planejamento Estratégico, a interação entre o Conhecimento das Pessoas com o ChatGPT revela o valor oculto existente em inúmeras organizações, gerando oportunidades e novas fontes de receitas.

O Planejamento Estratégico é agilizado pelo Trabalho das Pessoas e o uso da Inteligência Artificial.

Não há dúvidas, que as Pessoas Certas, no lugar certo, fazem toda a diferença no Planejamento Estratégico. Porém, há novos ingredientes, que favorecem o sucesso da Implementação da Estratégia nas Organizações: a Inteligência Artificial e o ChatGPT.

Mais especificamente, o ChatGPT estimula na organização, a cocriação do Planejamento Estratégico baseado em ideias, criatividade e inovações. A parte do processo mais analítica e, em especial, o acesso aos dados, às informações e o Big Date é viabilizado pela Inteligência Artificial.

A Era da Inteligência Artificial e do ChatGPT, potencializa a capacidade das Pessoas na realização de ajustes contínuos, tanto no Planejamento Estratégico, como no Modelo de Negócio da Empresa. O que viabiliza a recomendação de Jack Ma, “estar preparado para a mudança é o melhor plano.”

Além disso, com a Inteligência Artificial e o ChatGPT, os ousados Objetivos Moonshot, que podem gerar ansiedade e insegurança, tornam-se mais factíveis, com o aprendizado contínuo das Pessoas e os ajustes no Planejamento Estratégico.

E, o que é mais importante, por meio das indagações ao ChatGPT (por meio do Prompt), as Pessoas têm condições de realizarem ajustes ágeis e contínuos, tanto na Estratégia Competitiva como no Planejamento Estratégico – tudo isso por meio das questões formuladas, das informações compartilhadas e das lições aprendidas.

Num Ambiente em Transformação, o Planejamento Estratégico é Adaptativo e não mais Fixo como era o Tradicional.

No atual Ecossistema dos Negócios caracterizado pelos Fatores VUCA- Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, mais as mudanças sociais, as inovações disruptivas e as Redes Sociais – tudo isso combinado – exigem uma renovação, ou melhor ainda, uma Inovação na forma como o Planejamento Estratégico é criado, implementado e entrega resultados.

O tradicional modelo de Planejamento Estratégico de longo prazo, baseado em previsões não faz mais sentido no mundo atual. Era um modelo de Planejamento Estratégico Fixo e estático demais, para um ambiente competitivo, repleto de inovações e mudanças contínuas. O que não faz mais sentido na atualidade.

Antigamente, o Planejamento Estratégico tinha um calendário anual, vinculado ao Orçamento, que previamente definia uma sequência de ações, a serem aprovadas pela Alta Direção da empresa.

As revisões de sua implementação (ou geralmente não-implementação) eram realizadas após um semestre, ou pior ainda, no final do ano. Essa prática explica porque os Resultados não eram alcançados, gerando desperdício de recursos e frustações entre as pessoas.

O que atualmente, ainda chama a atenção, é o elevado número de empresas, que não se atualizaram sobre as novas e inovadoras abordagens, e usam o Planejamento Estratégico, de forma tradicional, inflexível e lenta, fazendo pouco uso das Inovações Conceituais, do Data Lake, da Machine Learning, do IoT, da Inteligência Artificial e mesmo do ChatGPT.

É preciso ressaltar, que além do Conhecimento e Experiência das Pessoas, as Tecnologias e a Inteligência Artificial podem ser de grande utilidade, para a realização de ajustes contínuos e ágeis no Planejamento Estratégico em Implementação.

Se o Planejamento é Importante, quais são os seus Principais Benefícios ?

Para responder à indagação do início do artigo: por que sua Empresa precisa de Planejamento Estratégico, a resposta é direta: para a Criação de Valor e Riqueza para a Empresa e seus Stakeholders, com Responsabilidade Socioambiental.

E, a Entrega de Valor, por sua vez, é demonstrada por Resultados mensurados: Crescimento das Receitas; Lucros; Fluxo de Caixa, Retorno sobre os Investimentos; EVA- Economic Value Added, o que em conjunto, possibilitam o Aumento do Valor da Empresa (Valuation), ao longo dos anos.

Porém esses principais Resultados, somente serão alcançados se o Processo de Planejamento Estratégico Ágil proporcionar para a organização:

1º. Clareza Estratégica: significa identificar como a Organização irá criar valor, a partir de: um Propósito Inspirador, uma Visão do Futuro, uma Orientação para os Clientes, Prioridades Estratégicas, Objetivos e Resultados-Chave.

2º. Crescimento Sustentável das Receitas: o que exige uma orientação para os Clientes, proporcionando uma excelente Jornada e Experiência para eles; a Inovação do Modelo de Negócios; a introdução de Novos Produtos e Serviços; Vantagens Competitivas que concretizam negócios e Lucros sustentáveis.

3º. A Eficiência Operacional: com a finalidade de aumentar a Produtividade; realizar a automação dos processos; promover a digitalização das informações; proporcionar maior agilidade nas operações; eliminar os gargalos operacionais e praticar o mindset ágil.

4º. A Inovação Contínua dos Produtos e Serviços: é o que possibilita a criação de novas fontes de riquezas – e não somente explorar as já existentes; realizar a Inovação de Valor (Estratégia do Oceano Azul); explorar a Open Innovation; operar como uma Plataforma de Negócios e Rede de Valor – tudo isso integrado por meio das Tecnologias Digitais para a empresa não ficar dependente do BAU- Business As Usual.

5º. A Atração, Formação e Retenção de Talentos: no atual Ecossistema dos Negócios cada vez mais inovador, integrado e imprevisível, as Pessoas desempenham cada vez mais um importante papel para a entrega de resultados.

As Pessoas precisam ser Capacitadas para compreender a dinâmica dos negócios da empresa e, principalmente, como elas contribuem para a Execução do Planejamento Estratégico.

6º. Um Design Organizacional Ágil: o que irá estimular o trabalho colaborativo e multidisciplinar em equipes suportado pelas tecnologias digitais; a tomada de decisões descentralizadas e com autonomia das áreas de negócios e, principalmente, a customização da estrutura organizacional para a implementação ágil da estratégia.

7º. Valorização das Pessoas e o Reconhecimento pelos Resultados entregues: os Colaboradores precisam ser estimulados, estarem motivados, engajados e atualizados com os Valores e com uma Cultura Organizacional orientada a Resultados.

A Empresa deve dar condições e possibilitar o Crescimento Profissional das Pessoas, por meio de Treinamentos, Programas de Capacitação, o Reconhecimento pela entrega de Resultados para a Organização e, principalmente, pela Alta Performance.

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