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O que são OKRs e como eles funcionam

Empresário segurando um alvo com dardo por ter atingido a meta depois de descobrir o que são okrs

O Que São os OKRs e Como Funcionam

Neste artigo, vamos falar sobre o que são os OKRs e suas principais características. Os OKRs são uma metodologia de gestão de resultados amplamente utilizada para definir prioridades, alinhar os objetivos à estratégia e mensurar o progresso de forma contínua. Popularizado pelo Google, e adotado posteriormente por diversas empresas do Vale do Silício. A abordagem oferece uma estrutura simples e eficaz para garantir que todos na empresa trabalhem na mesma direção, com objetivos e metas comuns.

Estrutura dos OKRs

Os OKRs são uma estrutura compostos por dois elementos principais:

  1. Objetivo: Um objetivo é uma descrição sucinta e inspiradora sobre o que deve ser alcançado e é orientado à ação. Refletem o propósito e fornecem direção e foco para os gestores e equipes em todos os níveis da organização. Exemplos de objetivos: “Conquistar a liderança na Região Sudeste” ou “Fortalecer imagem de marca no mercado internacional”.
  2. Key Results (Resultados-Chave): Os resultados-chave são métricas específicas e interrelacionadas, que permitem verificar se o objetivo foi alcançado em determinado período de tempo. Cada objetivo deve ter de três a cinco resultados-chave, que são quantificáveis e mensuráveis. Exemplos de resultado-chave: “Elevar a rentabilidade das vendas de 18% para 25%” ou “Reduzir o churn de clientes de 20% para 7%.”

A simplicidade do framework fortalece o engajamento dos líderes, gestores e colaboradores com os objetivos e metas principais da empresa, além de criar um sistema transparente onde todos podem ver as metas e o progresso em direção a elas.

A Origem dos OKRs

O conceito de OKRs remonta à década de 1970, quando Andrew Grove, CEO da Intel e Professor de Planejamento Estratégico em Stanford, usou essa metodologia para transformar a empresa durante a era de crescimento da tecnologia baseada na Lei de Moore. Os OKRs têm os seus fundamentos inspirados na Gestão Por Objetivos de Peter Drucker – um dos maiores pensadores de gestão de todos os tempos.

John Doerr, um ex-executivo da Intel e famoso investidor de risco, mais tarde introduziu os OKRs no Google em 1999. Larry Page e Sergey Brin creditaram muito do sucesso alcançado pelo Google aos OKRs. Desde então, a metodologia popularizou-se e tornou-se uma prática comum em empresas de diversos portes e setores de atividades, incluindo Amazon, Microsoft, Twitter, Spotify, LinkedIn, Adobe, entre outras.

O conceito de Andy Grove para os OKRs era baseado em uma ideia simples: definir prioridades para o negócio e a partir delas, construir objetivos ousados e metas claras e para garantir que todos os níveis da empresa estivessem alinhados em direção aos mesmos objetivos.

As prioridades, os objetivos ousados, as metas claras e a mensurabilidade dos resultados-chave permitiram que a Intel, e mais tarde o Google, tivessem sucesso em alcançar os seus objetivos ambiciosos​, por meio dos OKRs.

Diferença dos OKRs em Relação aos KPIs e SMART

Embora os OKRs possam ser confundidos com outras metodologias de definição de objetivos e metas, como os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e o Modelo SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound), é importante ressaltar que há diferenças importantes entre eles. Os OKRs apresentam características únicas que os diferem dos outros dois modelos:

  • Ambição e Foco: Os KPIs tendem a ser baseados na mensuração do desempenho operacional da empresa e são muito focados no core business e na manutenção dos negócios atuais.  Os OKRs são voltados para objetivos e metas ambiciosas e de transformação do negócio. A ideia é ir além da eficiência operacional e do status quo e incentivar as equipes terem visão estratégica e buscar a inovação contínua.
  • Alinhamento e Transparência: Os KPIs geralmente são usados apenas por certos departamentos ou níveis de uma organização, fortalecendo os silos organizacionais e a estrutura de poder vigente. Os OKRs, por serem transparentes a todos, promovem o alinhamento de líderes, gestores e equipes aos objetivos estratégicos da empresa. Esse modelo de atuação faz com que os colaboradores entendam como os seus esforços individuais contribuem para os resultados da empresa.
  • Ciclos Curtos e Flexíveis: Os KPIs normalmente são revisados anualmente, sendo um modelo mais estável e rígido. Essa abordagem dificulta reações rápidas às mudanças no contexto dos negócios. Por outro lado, os OKRs são revisados e ajustados trimestralmente por meio das reuniões de check-in. Os ciclos curtos de planejamento e execução tornam o modelo flexível e permite rápidas respostas às mudanças nos mercados.

Como Criar OKRs Eficazes

O framework dos OKRs, apesar da sua aparente simplicidade, tem diretrizes e etapas que precisam ser respeitadas para serem bem implementados.

  1. Envolva a Alta Gestão: O envolvimento e comprometimento da alta gestão com o processo de construção e gestão dos OKRs é um fator crítico de sucesso.  Sem esse comprometimento os OKRs tendem a se tornar mais uma ferramenta burocrática de gestão – o que efetivamente não são!
  2. Alinhe os OKRs à Estratégica da Empresa: O alinhamento dos OKRs com a estratégia da empresa é outro fator crítico. O alinhamento faz com que todos os colaboradores entendam como o seu trabalho contribui para os resultados da empresa, promovendo foco, direção e senso de pertencimento.
  3. Defina Objetivos Ousados: Os objetivos devem ser inspiradores e desafiadores e ao mesmo tempo deixar claro o desafio a ser superado. Os objetivos são direcionados à ação e devem estar alinhados com as metas estratégicas da empresa.
  4. Estabeleça Resultados-Chave Mensuráveis: Os resultados-chave devem ser numéricos, agressivos, mensuráveis e verificáveis. São eles os responsáveis por comunicar se a empresa está ou não progredindo rumo ao alcance dos seus objetivos. De forma sucinta, eles definem os critérios de sucesso para se atingir um objetivo.
  5. Foque Num Número Limitado de OKRs: Definir de 3 a 5 OKRs por ciclo fornece foco e faz com que líderes, gestores e equipes concentrem seus esforços naquilo que é prioritário e gera mais resultado para a empresa. Metas demais faz com que os colaboradores se sintam sobrecarregadas e sem foco para entender o que realmente é importante.
  6. Revisão Contínua e Ajustes: Os OKRs devem ser revisados regularmente, geralmente em ciclos trimestrais. A disciplina e a consistência em realizar as reuniões de check-ins são essenciais para avaliar o progresso e os resultados alcançados. Os check-ins permitem que os OKRs sejam ajustados e refinados para responder às mudanças no contexto dos negócios.

Exemplos de OKRs

Exemplo de OKRs: Vendas

Objetivo: Aumentar as receitas com rentabilidade.

  • KR 1: Atingir receita de R$ 10 milhões.
  • KR 2: Elevar a rentabilidade das vendas de 10% para 25%
  • KR 3: Expandir a base de cliente de 300 para 700.

Exemplo de OKRs: Marketing

Objetivo: Expandir a presença digital da empresa.

  • KR 1: Aumentar tráfego orgânico no site de 2.000 para 3.000.
  • KR 2: Conquistar 1.000 novos seguidores para a página do LinkedIn da empresa.
  • KR 3: Atingir 10.000 seguidores no Canal do Youtube.

Exemplo de OKRs: RH

Objetivo: Melhorar a satisfação e a retenção dos colaboradores.

  • KR 1: Atingir e-NPS de 90 pontos.
  • KR 2: Reduzir a rotatividade dos profissionais-chave de 15% para 5%.
  • KR 3: Atingir nota mínima de 70 pontos na pesquisa GPTW.

Exemplo de OKRs: Tecnologia

Objetivo: Promover a automação e integração dos sistemas.

  • KR 1: Aumentar de 10% para 30% o número de processos automatizados no fluxo de trabalho de TI.
  • KR 2: Implementar integrações com 03 novas ferramentas de software para melhorar a colaboração entre equipes.
  • KR 3: Reduzir o tempo de inatividade relacionado a falhas em integrações em 40%.

Exemplo de OKRs: Produto

Objetivo: Reduzir o tempo de lançamento de novos produtos digitais.

  • KR 1: Lançar 06 novos produtos digitais.
  • KR 2: Reduzir o prazo de lançamento dos produtos digitais de 1 ano para 6 meses.
  • KR 3: Estabelecer parceria com 02 startups de tecnologia.

Benefícios dos OKRs

Os OKRs trazem uma série de benefícios para as empresas:

  1. Foco e Prioridade: Os OKRs ajudam as empresas focarem no que realmente importante, concentrando recursos humanos, financeiros e tecnológicos nas iniciativas e ações que trarão maior resultado.
  2. Transparência e Alinhamento: Como os OKRs são visíveis para todos na empresa. Nesse sentido, promovem uma cultura de transparência e colaboração. Isso garante que todos os departamentos estejam alinhados e engajados com as metas gerais da empresa.
  3. Agilidade: Os ciclos curtos de OKRs permitem que as empresas ajustem seus projetos e planos de ação para dar uma rápida resposta às mudanças no ambiente de negócios.
  4. Medição Clara de Sucesso: Por meio das reuniões de check-ins é fácil monitorar o progresso dos Resultados-Chave e identificar os ajustes a serem realizados para manterem os OKRs aderentes ao contexto dos negócios.

Desafios na Implementação

A seguir vamos elencar os três desafios mais comuns na implementação dos OKRs. Um dos principais erros é o não envolvimento da alta gestão, de forma genuína, com o processo – esse fato torna o processo burocrático e monótono. Um segundo erro bastante comum é definir objetivos muito ambiciosas e metas inatingíveis, essa abordagem pode levar a desmotivação dos gestores e das equipes. Outro problema é não revisar os OKRs regularmente, o que pode levar a metas desatualizadas que não refletem às mudanças no cenário dos mercados.

Conclusão

Respondendo à pergunta inicial: o que são os OKRs? Eles são uma ferramenta muito poderosa para alinhar equipes e mensurar o progresso rumo aos objetivos estratégicos. Quando implementados corretamente, eles ajudam as empresas a alcançarem resultados extraordinários ao promover: o foco, a transparência e a execução ágil. No entanto, sua eficácia depende de um planejamento cuidadoso, de metas claras e mensuráveis, e de revisões contínuas.

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